5 coisas que você deve saber sobre a criança na casa espírita
Muita gente se pergunta se a criança deve participar das atividades na casa espírita e se a casa espírita deve ou não atender crianças na sua programação. Também há dúvidas sobre como devem ser as atividades e onde encontrar subsídios para atender a infância nas instituições.
Para esclarecer esses assuntos de forma clara e direta, selecionamos aqui 5 informações que você deve saber sobre a criança na casa espírita. Confere aí:
Criança: um espírito imortal
Todos somos espíritos imortais e as crianças são espíritos com muitas vivências em outras vidas, renascidos em um novo corpo, especialmente criado para esta encarnação. O processo reencarnatório, que se inicia no momento da concepção, só vai se completar por volta dos 7 anos de idade. Assim, durante toda a infância, é muito importante que a criança viva em ambientes que a ajudem no seu progresso espiritual, a começar pelo lar, a primeira escola da alma. No centro espírita, a criança encontra os esclarecimentos para seguir sua caminhada de forma segura e firme, nos passos de Jesus.
O centro espírita ajuda a criança
O centro espírita auxilia amplamente o desenvolvimento deste espírito recém-encarnado. Para isso, precisa oferecer atividades direcionadas a cada faixa etária. As aulas de evangelização espírita infantil podem fornecer o suporte necessário às crianças durante seu processo de desenvolvimento, desde seu nascimento. Além disso, a família pode encontrar na instituição espírita o tratamento espiritual infantil, com o passe e atividades apropriadas para o estágio infantil, de forma que recebam esclarecimento e amparo para enfrentar as dificuldades naturais da vida.
A criança ajuda o centro espírita
Do mesmo modo, as crianças possuem papel fundamental dentro do centro espírita. Levando pureza, energia, alegria e bom ânimo, característicos desta etapa reencarnatória, os espíritos quando na infância geram um ambiente de alegria que auxilia a casa espírita com energias renovadoras. Ainda, a criança evangelizada pode representar a sementinha de luz que será o futuro de sustentação da casa espírita.
O lúdico e a compreensão dos conceitos espíritas
A utilização de recursos didáticos e de uma linguagem apropriada durante as aulas de evangelização infantil são fundamentais para que a criança consiga compreender os ensinamentos deixados pelo nosso senhor Jesus à luz da doutrina espírita. A adaptação de aulas, desde o berçário, com músicas, recursos e estímulos adequados são momentos que oferecem a criança, além do conhecimento para a vida imortal, momentos de confraternização e carinho a serem guardados por toda a vida. A utilização de fontes doutrinárias seguras é fator indispensável para o bom êxito do processo de evangelização.
A prática do bem e a formação da criança
A prática do bem em pequenas atitudes, direcionadas ou não, são uma forma segura para a educação do espírito. Na evangelização espírita infantil, é importante oportunizar à criança, de acordo com a faixa etária, atividades que podem auxiliá-la a desenvolver sentimentos de empatia, solidariedade e o amor. Campanhas de prevenção ao suicídio ou de divulgação da doutrina espírita são exemplos de vivências que propiciam às crianças a oportunidade de fazer o bem, conduzidas por evangelizadores preparados.
E então, ficou claro que a criança e a casa espírita formam uma super dupla?
Para te ajudar neste processo, temos uma dica incrível para você!
A CONCAFRAS é um evento muito conhecido pelos seus cursos teórico-práticos e pode atender tanto pessoas interessadas na evangelização infantil quanto filhos e filhas de participantes.
Para as crianças, a Concafras tem um amplo e histórico programa, realizado há mais de 30 anos, com conteúdo super especiais e próprios para cada faixa etária. Durante o evento, desde o Berçário até as crianças de 11 anos, os minicaravaneiros contam com aulas com a temática espírita, sobre temas da atualidade e acerca do trabalho no bem.
São diversas atividades entre cursos, dinâmicas e práticas que auxiliam as crianças a aprender e a exercitar sentimentos solidários e de empatia com o próximo, com o embasamento doutrinário necessário.
CONCAFRAS
Em 2021, a Concafras será majoritariamente on-line, mantendo fundamentos consolidados em mais de seis décadas de trabalho. O foco é proporcionar a todos os participantes uma experiência única e inesquecível. A programação vai da sexta-feira ao domingo de carnaval, nos dias 12, 13 e 14/02/21 e, como não poderia deixar de ser, irá oferecer um programa específico para crianças, com aulas, atividades lúdicas e muita confraternização, além do programa para jovens e adultos.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.concafras.com