Jovem e centro espírita: porque nessa união todos ganham – Parte I

29/11/2020
Jovem e centro espírita: porque nessa união todos ganham – Parte I

Quando se fala em centro espírita, qual imagem vem à sua mente? Se você acha que é um lugar exclusivo para o silêncio, onde senhores e senhoras de cabelinhos brancos atendem a quem chega e os direciona para o passe magnético, é hora de ampliar seu horizonte.

Além do silêncio habitual dos momentos de oração e trabalhos mediúnicos, a casa espírita pode ser também local de muita música, dinâmicas, trabalho assistencial e animação que formam uma atmosfera vibrante e que contagia gente de todas as idades. É em ambientes assim que, cada vez mais, uma galera jovem se reúne e mostra que lugar de jovem também é na casa espírita.

E você sabia que existe um programa voltado especificamente para os jovens no centro espírita? Hoje viemos apresentar um pouco de como funciona uma mocidade espírita e como a ligação entre jovens e centro espírita é uma união em que todos ganham.

Uma mocidade espírita deve ter um espaço apropriado e momento específico na instituição para atender os jovens. Com encontros semanais, a mocidade espírita reúne momentos para estudar e conversar sobre Espiritismo, realizar práticas assistenciais, trabalhar na reforma íntima, confraternizar e estabelecer novas amizades. Os jovens encontram momentos de aprendizado e crescimento, em clima de equilíbrio e alegria.

Estudo

Com os desafios que a adolescência proporciona, como período de muitas oportunidades e transformações, as aulas da mocidade espírita proporcionam esclarecimentos sobre diversos temas vinculados a essa realidade e às transformações inerentes a essa fase. Família, vícios, sexualidade, protagonismo juvenil, entre outros, são conteúdos estudados com base na Doutrina Espírita e seus preceitos básicos como a reencarnação e a vida após a morte. O objetivo é oferecer um espaço de diálogo, acolhimento e esclarecimento ao jovem.

Reforma Íntima

A reforma íntima é um momento na mocidade espírita para leitura e reflexão de textos selecionados da literatura espírita, seguidas de uma conversa fraterna com algum colega de turma. Essas etapas são importantes para que os jovens possam se conhecer e interagir uns com os outros, refletindo com base na temática do texto selecionado e nas vivências pessoais da semana. Logo após essa atividade, os jovens da mocidade espírita realizam o preenchimento do diário de bordo ou planner de vida. Essa etapa permite ao jovem realizar um processo de auto avaliação de suas condutas, relacionando com o tema de estudo e buscando potencializar as virtudes pessoais.

Além desses dois momentos, as práticas assistenciais e as oficinas recreativas e de artes completam a manhã na mocidade espírita. Mas, sobre isso e outras novidades, nós vamos te contar em outra publicação. Aguarde e, enquanto isso, corra e garanta sua vaga em um evento espírita que fala sobre todos esses momentos e muito mais: a Concafras.

Na Concafras você encontra a oportunidade ideal para viver todos esses momentos da mocidade espírita que tratamos aqui. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.concafras.com.